Como contratei a primeira babá do meu filho

Olá! Meu nome é Patricia e sou a criadora do Ufa Baby, um site desenvolvido de uma mãe para outras mães!

Eu quero compartilhar com vocês como foi minha experiência para CONTRATAR UMA BABÁ PARA O MEU BEBÊ quando ainda estava grávida!

Eu contratei uma pessoa para me ajudar quando meu bebê nasceu pois queria curtir muito aquele momento e poder descansar entre as mamadas.

Ter uma babá é bem caro mas se você não tem uma pessoa da família que possa te ajudar é a forma de você tornar a maternidade no início menos cansativa e leve.

Eu confesso que fiz inúmeras entrevistas e não sabia nem ao certo o que esperar daquela pessoa, naquele momento eu estava selecionando mais pela empatia mas depois que meu filho nasceu percebi que tinham várias coisas que precisavam ser combinadas anteriormente.

Minha maior dica é você se preparar para os primeiros meses: fazer curso de gestante ou ler livros ou tirar dúvidas com mães, digo isso pois eu descobri ser uma mãe super insegura no início, sinta-se segura para passar segurança nas orientações que der a babá. Saiba bem como deve ser um banho de recém-nascido, a troca de fralda, como colocá-lo para dormir, como amamentar e te garanto que mãe é mãe, nosso instinto é surreal!

Depois de alguns erros em contratações tenho uma que está comigo há mais de 4 anos, desde que meu filho tinha 3 meses.

Dicas para a entrevista:

Dica 1 – Pedir dados completos como CPF e endereço.

Outra coisa que não fiz com a primeira babá que tive foi checar as informações da babá e me arrependi. Acho muito válido afinal essa pessoa vai cuidar do seu bem mais valioso que é seu filho e frequentar sua casa é preciso que seja de muita confiança.

No link abaixo é possível consultar antecedentes criminais: https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais?campaign=destaque

De acordo com o post que encontrei no Doméstica Legal é proibido solicitar os antecedentes criminais diretamente à candidata. O link para os documentos que NÃO podem ser exigidos na contratação do empregado doméstico está aqui embaixo:

Dica 2 – Pedir logo as referências.

Enquanto ela te fala as referências você aproveita para entender melhor as experiências anteriores e porque ela saiu das outras casas.

Dica 3 – Pagar a passagem das entrevistadas

Outra coisa que eu faço é me oferecer a pagar a passagem das entrevistadas, nós às vezes estamos entrevistando várias já com alguma favorita em mente mas aquela pessoa pode estar fazendo o maior esforço para estar ali naquela entrevista.

Dica 4 – Já deixar claro como funcionará o trabalho na sua casa:

  • uniforme – caso você queira que ela use uniforme combine com ela se você vai fornecer para ela ou se ela vai usar próprios e o tipo de vestimenta que você acha adequado.
  • se ela irá dormir com o bebê, caso durma é importante ter uma regra de respeito mútuo. Aqui em casa a babá dormiu com meus filhos até eles completarem 6 meses. Acho importante combinar com ela como ela irá te chamar quando o bebê acordar. No meu caso elas batiam na minha porta, eu tenho amigas que pediam para as babás ligarem pelo celular pois tinham sono pesado, o importante é ser tudo bem combinado antes para não ficar constrangimentos. Lembrem-se que se a babá dorme com o bebê ela merece respeito também, eu comprei uniformes confortáveis e decentes para ela dormir e pedia ao meu marido só entrar na madrugada no quarto quando ela estivesse acordada e ele vestido decentemente (comprei para ele dormir bermudas pretas de moletom bem macio e camisetas brancas depois que passei a ter funcionárias dormindo em casa).
  • como funcionam as refeições, se a comida fica na geladeira para ela esquentar, se ela é responsável por lavar sua própria louça. Em muitas casas a babá também é responsável por lavar a louça do resto da família, melhor já combinar isso desde a contratação.
  • se você tiver outras funcionárias já fala sobre elas, o que fazem, que dias trabalham, o que é responsabilidade de cada uma.
  • em relação aos horários a hora que ela chega e sai, horários de descanso
  • uso de celular – sempre gosto de pedir para que o uso de celular seja só nos horários de descanso. Claro que se a babá sai com o bebê ou criança ela precisa estar atenta ao celular caso você entre em contato. Conheço algumas pessoas que compram um celular apenas para se comunicarem com a babá, eu nunca fiz isso mas a minha babá tem super bom senso no uso de celulares. Vejo cada coisa apavorante nos parquinhos por aí.
  • pagamentos – combine não somente o salário mas os valores em feriados, viagens, data e forma de pagamento, recibos.
  • viagens – caso sua família tenha hábito de viajar pergunte a ela se ela está disponível para isso desde já.

Dica 5 – Sites que auxiliam no controle das obrigações dos empregadores

Quando contratei minha babá usei e uso até hoje o site Doméstica Legal. Tem outros similares como o Lalabee. Eles já disponibilizam os contratos, fazem os cálculos de férias, do e-social e tem um atendimento ótimo para tirar dúvidas de dia-a-dia. São sites pagos mas facilitam muito o gerenciamento das rotinas trabalhistas e torna o processo mais confiante até para a funcionária pois ela sabe que tem uma empresa fazendo os cálculos.

Dica 6 – Perguntas para entrevistas

Encontrei um post no Lalabee com uma lista de perguntas ótimas para entrevistas: http://www.lalabee.com.br/blog/domestica-como-avaliar/

Dica 6 – Lembre-se que a babá pode querer tirar dúvidas sobre você também, dê esse momento a ela.

Já me perguntaram até se eu usava drogas e achei a pergunta da babá super justa, bom eu nem bebo então foi simples para mim hahaha, mas eu entendi a babá, eu acho que os valores da babá e dos empregadores devem estar alinhados. Essa conversa franca ajuda a relação a começar com o pé direito!!!!

Espero ter te ajudado a escolher a pessoa que irá te ajudar nesse momento tão especial!! Ufa!!

Então agora é só criar a página exclusiva do seu bebê no www.ufababy.com.br e compartilhar o link com seus amigos e familiares!!! No Ufa Baby você convida para os eventos do bebê e monta a Lista de Presentes que é convertida em dinheiro na sua conta para você usar com o que seu bebê mais precisa!!!

Compartilhe

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *